Este é o blogue do curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre. Opiniões, reflexões, textos mais ou menos conseguidos... Passem por cá.
Estive a ler a publicação e confesso que a ultima parte já li na diagonal, mas de qualquer forma, gostava de deixar aqui a minha opinião. O pessimismo e o otimismo em relação ao jornalismo é já um tema de debate ao longo de gerações e será ainda no futuro. Como qualquer profissional também o jornalista se preocupa, naturalmente, com o panorama profissional da sua área. Mas penso que este debate vai para além disso, e a questão agora já não se prende apenas em saber se haverá mais emprego com este novo meio de comunicação que apela ao surgimento de um novo tipo de jornalismo e consequentemente, mais profissionais nesta área, mas também, se este novo meio terá um impacto significativo em termos de empregabilidade. Eu penso que sim, eu penso que se trata do efeito de bola de neve, ou seja, nota-se que alguns dos principais grupos de comunicação estão a investir na internet e querem desenvolver este meio para daí obter lucro, como o caso anunciado recentemente da edimpresa que quer crescer 11 por cento em receitas nesse meio. A media capital também está lançada na corrida cibernética e com especial incidência na tv ip. Não irá tardar muito até que as restantes empresas procurem ter também uma palavra a dar nesta áreao. Os jornalistas também se mostram entusiasmados, mas também verificam que a constante formação é um importante trunfo para vingar neste meio em constante mutação. As novidades surgem a cada momento e tornam-se cada vez mais dificeis de gerir. penso que a deontologia irá assumir mais uma vez um importante papel. Uma linha orientadora e que protegerá mais uma vez os interesses da classe, mas cada vez mais surgem sinais de apelo à actualização deste código. De uma forma geral penso que o futuro é promissor e faço votos para que todos consigam obter o que querem. Cumprimentos.
Para quem gosta de fotografia, para quem quer ser fotografo, para quem é fotografo e teme a nova era democrática de acesso, publicação online e, até mesmo, comercialização de fotos, aqui fica o link para um artigo também interessante:
"Photojournalists Will Survive in Era of Citizen Photogs"
4 comments:
Olá a todos,
Estive a ler a publicação e confesso que a ultima parte já li na diagonal, mas de qualquer forma, gostava de deixar aqui a minha opinião.
O pessimismo e o otimismo em relação ao jornalismo é já um tema de debate ao longo de gerações e será ainda no futuro. Como qualquer profissional também o jornalista se preocupa, naturalmente, com o panorama profissional da sua área. Mas penso que este debate vai para além disso, e a questão agora já não se prende apenas em saber se haverá mais emprego com este novo meio de comunicação que apela ao surgimento de um novo tipo de jornalismo e consequentemente, mais profissionais nesta área, mas também, se este novo meio terá um impacto significativo em termos de empregabilidade.
Eu penso que sim, eu penso que se trata do efeito de bola de neve, ou seja, nota-se que alguns dos principais grupos de comunicação estão a investir na internet e querem desenvolver este meio para daí obter lucro, como o caso anunciado recentemente da edimpresa que quer crescer 11 por cento em receitas nesse meio. A media capital também está lançada na corrida cibernética e com especial incidência na tv ip. Não irá tardar muito até que as restantes empresas procurem ter também uma palavra a dar nesta áreao.
Os jornalistas também se mostram entusiasmados, mas também verificam que a constante formação é um importante trunfo para vingar neste meio em constante mutação. As novidades surgem a cada momento e tornam-se cada vez mais dificeis de gerir.
penso que a deontologia irá assumir mais uma vez um importante papel. Uma linha orientadora e que protegerá mais uma vez os interesses da classe, mas cada vez mais surgem sinais de apelo à actualização deste código.
De uma forma geral penso que o futuro é promissor e faço votos para que todos consigam obter o que querem.
Cumprimentos.
Rodrigo Silva
Atenção, deixei alguns erros ortográficos no comentário anterior. Peço desculpa.
Cumprimentos
Rodrigo Silva
Para quem gosta de fotografia, para quem quer ser fotografo, para quem é fotografo e teme a nova era democrática de acesso, publicação online e, até mesmo, comercialização de fotos, aqui fica o link para um artigo também interessante:
"Photojournalists Will Survive in Era of Citizen Photogs"
www.pbs.org/mediashift/2007/03/your_take_roundupphotojournali.html
Opss.....link errado....Este é o correcto...
http://www.pbs.org/mediashift/2007/03/your_take_roundupphotojournali.html
Post a Comment