Sunday, July 01, 2007

Percursos...

De repente, e das mais variadas formas, chegaram-me ecos de um número assinalável de ex-alunos do curso que são exemplo da diversidade de caminhos que entretanto seguiram.

A Petra que é directora de um jornal no Algarve. A Mara Alves que me enviou um trabalho que publicou na revista Alentejo.

A Salete Costa que é agora directora-adjunta do jornal Notícias de Vouzela

O João Picado, com quem estive recentemente, que continua dinâmico na imprensa dedicada ao mundo automóvel.

A Ana Gonçalves que encontrei em Grândola e me falou de um projecto na área da comunicação.

E a Silvia Torres que está a tirar um Mestrado na Universiade Nova de Lisboa e está com um projecto muito, muito interessante, mas do qual ainda não posso falar. É que os resultados ainda não saíram. A Silvia continua no Diário de Coimbra.

A Patricia Matos que voltou à TVI e, claro, as outras Boas de quem vou sabendo novas pelo blogue do qual são autoras.

O Ricardo Batista que continua de pedra e cal na Construir.

O Paulo Zacarias Gomes que me enviou recentemente um comentário a um artigo meu e que está no Semanário Económico.

O Paulo Pedrosa que o professor Carlos Afonso encontrou e soube que agora está na Sport TV (ainda não o vi).

A Ana Filipa Rodrigues que continua no Jornal do Centro e com quem tenho sempre pertinentes conversas digitais sobre o jornalismo.

A todos votos de felicidades e continuação de bom trabalho.

Aguardamos mais notícias.

5 comments:

PM said...

Olá a todos.

Não me considero um exemplo para ninguém.
Mas, se quem ainda não acabou o curso o quiser entender como tal, então que seja pela persistência, por sonhar e acreditar sempre que é possível.
Não desistir é o grande segredo. Não há mais nada para contar...

Obrigada, Prof. Bonixe, por se lembrar de nós.

Cumprimentos a todos.
Patrícia Matos

Sininho said...

Boa tarde Professor,

Pois é, cada uma das "Boas" seguiu o seu caminho. Umas mais longe, outras mais perto, sempre unidas pela amizade que nos preenche, tentando a todo o custo não deixar que ela morra aos poucos, e recordando, claro está, os quatro anos em que Portalegre foi a nossa CASA.

Quanto a mim, cá ando a fazer estágio profissional na SRU da Cova da Iria (www.sru.pt). Tenho uns projectos em mente, mas antes de os colocar em prática quero ganhar ainda mais bagagem. Estou por isso a pensar fazer uma pós-graduação em “Comunicação e Marketing” e depois um Mestrado em Marketing, ambos no IPL, para poder conciliar com o trabalho.

Quando passar por estes lados não se esqueça de passar no Crispim!
:-)

Os melhores cumprimentos,
Liliana Crispim
*Sininho*

Ana said...

Professor Bonixe, é muito simpático da sua parte lembrar-se dos antigos alunos. Para além da recordação, fico-lhe grata pela disponibilidade com que “ouve” as dúvidas e reflexões dos novos profissionais do sector.
Acredite que tem sido importante a troca de informação. No campo hipotético, sempre falámos, durante as aulas, das dificuldades que o mundo do jornalismo apresenta, mas a realidade, embora mantenha um retrato semelhante ao discutido na turma, assume novos contornos ao ser experimentada. Como fazer parte da tribo? Como aceitar as (se calhar as palavras são fortes mas digamos) irregularidades e promiscuidade? Como entender a proposta de alteração ao Estatuto do Jornalista (confesso que ainda não olhei com olhos de ver para o assunto, mas (obviamente) há matéria que não me agrada)?....Enfim….etc…etc…
A troca de partilha de informações consigo e com outros colegas fazem do jornalismo a sua vida só pode ser enriquecedora e deve ser estimulada. Quando revejo as teorias aprendidas ou outro tipo de conteúdos, assumo, numa primeira fase, que tudo já foi dito, pensado, repensado, inventado, mas esqueço-me que as formas de comunicação estão sempre em evolução. Assim, acho que nunca vai faltar assunto para essa “partilha de conhecimentos e experiências”. Espero que dê continuação a este blog e, quem sabe, futuramente, todos em conjunto consigamos encontrar uma nova forma de comunidade jornalística.

E se nada do que eu disse atrás fizer sentido….bem…. fica aqui um esforço de alguém que raramente faz comentários em Blogs 

Um abraço para todos os colegas.
Ana Filipa Rodrigues

R. S. said...

Olá a todos,

Queria deixar aqui um abraço a todos os antigos alunos, afinal colegas de curso, mas em especial a todos aqueles com quem me cruzei e que acabei de sentir amizade. Desejo o melhor para todos e que consigam sempre realizar ou cumprir todas as expectativas profissionais.
Cumprimentos

Rodrigo Silva

A.G. said...

Olá a todos.

Já agora aproveito para vos contar um pouco do que tenho feito.

Tive a sorte de poucos meses após o termino do curso ter aberto um jornal mesmo na minha zona de residência e tive a sorte de poder fazer parte da edição nº1 do jornal, "Notícias do Litoral", já vamos a caminho dos 8 meses de "vida" do jornal e vai de vento em poupa... eu é que não tenho mãos a medir visto ser a única jornalista "no terreno" para fazer a cobertura de notícias em 4 concelhos do baixo alentejo (por sinal bem grandes), mas estou a gostar de experiência apesar de na prática as coisas serem bem diferentes do que na teoria.
Não me vou alongar mais.

Cumprimentos a todos.

Andreia Gonçalves