Sunday, October 15, 2006

Podcasts hoje no Público

Joana Gorjão Henriques assina um texto sobre podcasting. O foco do artigo dirige-se mais para o impacto na indústria discográfica, mas vale a pena ler o texto.

Como amanhã o artigo já vai estar em arquivo (pago) retiro alguns excertos:

Os podcasts são uma espécie de programa de rádio, com duração flexível, que podem ser criados por toda a gente e difundidos na Internet. São um fenómeno e são de graça. Há quem os compare aos blogues, com a diferença que precisam de um pouco mais de instrumentos (microfone e um programa específico).

Os números equiparam-se aos dos bloggers, refere o estudo - sendo que os podcasts surgiram no final de 2004. "Podemos esperar que aumente a popularidade à medida que os aparelhos portáteis aumentam", disse o analista da Nielsen Michael Lanz.

Em Portugal já começam a crescer: "Há cada vez mais podcasts institucionais", diz Carlos Jorge Andrade, 30 anos, técnico de informática e autor do site Lusocast, um agregador de podcasts em português. Quando abriu o site há um ano, "contavam-se pelos dedos das mãos" mas hoje a sua lista de nacionais chega quase aos 200. Entretanto, os media começaram a fazer os seus: TSF, SIC, RTP e rádios (Antena 2 e 3), Cidade FM, Expresso, algumas empresas da Media Capital, etc.
Luís Bonixe, professor na Escola Superior de Educação de Portalegre, fez um estudo publicado em Maio sobre o podcasting português e caracteriza: "A maior parte é de divulgação de música, dos dotes artísticos de quem os faz. Nem os políticos nem o cidadão que quer afirmar uma posição política chegaram aos podcasts."


Sobre os aparelhos

A americana Consumer Electronics Association divulgou ontem que, pelo segundo ano consecutivo, o presente mais desejado por adultos e adolescentes é um aparelho transportável de música digital. Só a Apple já vendeu mais de 5 milhões de iPods em todo o mundo.
A grande coqueluche dos podcasters é o iPod, de preferência com 80 gigabytes de memória. Custa 395 euros se tiver os tais 80 GB, mas é mais barato na versão com 30 GB de memória. A bateria dura 20 horas se o utilizador se limitar à música. Está ligado à iTunes Store, a loja da Apple.

No comments: