Tuesday, July 18, 2006

Porposta (Aí as pressas srº professor) Proposta para novo Estatuto do Jornalista

Já está disponível há algum tempo, mas mesmo assim, para os que ainda não consultaram, aqui está a proposta para a alteração do Estatuto do Jornalista.

Para quem ingressa na profissão é importante lerem os artigos 2 e 5. Reparem como se dá um passo importante no acesso à profissão: antes era necessário apenas o 12º ano, com esta proposta é exigido habilitação académica de nível superior. Não necessariamente na área das Ciências da Comunicação. Falta esse passo (acrescento eu).

A proposta está aqui.

2 comments:

PM said...

Já tínhamos ouvido falar de algumas destas alterações no programa do Clube de Jornalistas, em que o Prof. Bonixe participou..

É, a meu ver, importante adquirir competencias superiores na àrea de jornalismo. Mas se uma pessoa habilitada a nível superior, qualquer q seja a àrea pode exercer, então ficamos com o mesmo problema, no que se refere à formaç
ao do jornalista.

Por outro lado, 12 meses de estágio, para quem já tirou um curso, é muito tempo. É, meu ver, a luzinha ainda no fundo do túnel, depois do 'investimento'. Para que um jornalista ganhe experiencia e esteja apto para entrar na vida activa não são precisos 12 meses, é sim um processo contínuo.

Cumprimentos a todos.

Patrícia Matos

O País e o Mundo said...

porque é que na prática nada é assim?
porque é que depois o que se escreve não é feito?
se pelo menos metade do que aqui está for cumprido acho que já estamos perante uma vitória.
a proposta em si, parece-me boa.
o que lamento mesmo é pouco disto funcionar.
Cláudia Batista