Friday, July 21, 2006

Ainda vale a pena respeitar a deontologia ?

Vai um interessante debate na blogosfera sobre a referência do nome da bébe de Viseu, vítima de maus tratos. Afinal deve ou não ser preservada a identidade da criança? A discussão pode ser acompanhada aqui:

Uma mensagem de pesar para o JN

Ética ?Qual Ética?

Desisto (II)

1 comment:

O País e o Mundo said...

Deve, na minha opinião deve sim ser cumprida a lei.
No caso de crianças, menores e até adultos vítimas.
O anónimato deve ser sempre garantido, quer nos dados que na imagem, pois o danos provocados por um descuido jornalístico deste tipo são enormes e perpetuam-se por anos a fio.
Conheço pessoalmente um caso destes, em que a vítima não foi revelada mas foi identificado o agressor e por associação a jovem sofreu humilhações públicas sucessivas e teve inclusivé dificuldade em encontrar emprego porque todos na aldeia sabia que ela tinha sido violada e não a queriam a trabalhar no café ou mercearia. Haviam romarias (tipo excursão) ao sitio onde ela chegou a trabalhar por 15 dias para ver a miúda do jornal da TVI.
Conclusão, a vítima foi-o duas vezes.
Em situações destas os OCS deviam de ser severamente punidos, com por exemplo multas graves para que sentissem o peso da sua responsabilidade e para se convencerem de uma vez por todas que o sangue de cristo não pode ser vendido só porque dá lucro.