Preso por não colaborar
com a justiça, criou uma rede
de apoio on-line (e não só)
em defesa da sua libertação
"Sou um jornalista. Sou um realizador de documentários. Fiz alguns filmes narrativos. Sou um activista. Uso muitos chapéus... Também sou um vídeo-blogger", disse ao programa Frontline, da estação pública norte-americana PBS.
Alvo da atenção da polícia de São Francisco e, depois, do FBI, durante o seu último ano na Universidade Estatal de São Francisco, foi preso a 1 de Agosto por desobediência ao tribunal, que exigia a entrega da gravação com as imagens que editou e vendeu a um canal de televisão, mas sobretudo com aquelas que ficaram de fora, e libertado um mês depois. Mas um recurso voltou a remetê-lo ao estabelecimento prisional de Dublin, na Califórnia, a 20 de Setembro, onde se encontra até hoje.
É o jornalista que há mais tempo está preso na história dos EUA por se recusar a entregar material ao governo. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que "a situação da liberdade de expressão em 2006 piorou com a prisão do blogger e jornalista freelance Josh Wolf". O jovem "não é só um blogger", considera o publisher do San Francisco Bay Guardian. "É um herói da Primeira Emenda, é um herói dos cidadãos, é um herói jornalístico".
Manifestação anarquista (...)"
No comments:
Post a Comment