Monday, March 05, 2007

Sinal dos tempos


Preso por não colaborar
com a justiça, criou uma rede
de apoio on-line (e não só)
em defesa da sua libertação

Não é um jornalista tradicional, não garante a sua imparcialidade e é empregado do seu próprio vídeo-blogue. Um sinal dos tempos em carne e osso, Josh Wolf está a bater recordes da defesa da liberdade de imprensa nos Estados Unidos. Preso há cerca de 200 dias, Wolf, de 24 anos, é o primeiro blogger detido pelas autoridades federais por se recusar a entregar à justiça norte-americana imagens que recolheu durante uma manifestação. E tornou-se uma espécie de porta-estandarte da era digital do jornalismo convencional.
"Sou um jornalista. Sou um realizador de documentários. Fiz alguns filmes narrativos. Sou um activista. Uso muitos chapéus... Também sou um vídeo-blogger", disse ao programa Frontline, da estação pública norte-americana PBS.
Alvo da atenção da polícia de São Francisco e, depois, do FBI, durante o seu último ano na Universidade Estatal de São Francisco, foi preso a 1 de Agosto por desobediência ao tribunal, que exigia a entrega da gravação com as imagens que editou e vendeu a um canal de televisão, mas sobretudo com aquelas que ficaram de fora, e libertado um mês depois. Mas um recurso voltou a remetê-lo ao estabelecimento prisional de Dublin, na Califórnia, a 20 de Setembro, onde se encontra até hoje.
É o jornalista que há mais tempo está preso na história dos EUA por se recusar a entregar material ao governo. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que "a situação da liberdade de expressão em 2006 piorou com a prisão do blogger e jornalista freelance Josh Wolf". O jovem "não é só um blogger", considera o publisher do San Francisco Bay Guardian. "É um herói da Primeira Emenda, é um herói dos cidadãos, é um herói jornalístico".
Manifestação anarquista (...)"

No comments: