Friday, September 15, 2006

Regresso

Com o início de mais um ano lectivo, este espaço volta a um maior dinamismo. Agora aproveitando os colegas que entretanto terminaram o curso e que terão, certamente, interessantes experiências para partilhar.

A colaboração neste blogue será, também, estendida a todos os alunos que frequentam o curso de Jornalismo e comunicação.

Para iniciar o ano lectivo, nada melhor que uma reflexão sobre o ensino do jornalismo. Via Atrium cheguei até este texto.

3 comments:

celina said...

Professor,
que bela ideia esta do Blog, vou estando atenta!

Que pena não estar aí para as praxes, quer dizer, para rever colegas, amigos e professores :)

Bom ano lectivo a todos!

Já agora, estentida é com S...

Ah, como lhe tinha referido há uns tempos, via email (creio eu), continuo a tarbalhar na Rádio Nazaré. Acabou o Estágio Profissional e ofereceram-me bem menos... estou em contrato por um ano, mas à procura de algo melhor... aqui não há evolução possível, nem na carreira nem no ordenado... Mas pelo menos estou a exercer!

Bom trabalho,
celina

ESEPJornalismo said...

Obrigado pela correcção. Era só para ver se estavam atentos :)

PM said...

É uma questão muito pertinente, de facto.
Nós, que agora acabámos o curso (e também os que o acabaram antes de nós), temos muita noção que há métodos que precisam ser alterados para que possamos estar ao nível do mercado. Ou melhor, da sua competição.
E é mesmo assim: hoje não interessa só saber fazer bem as coisas. Hoje somos vistos como um produto que tem, necessariamente, de surgir sob a forma de um pacote. Requisitos obrigatórios: Know how- saber fazer. Quanto mais depressa fizermos o nosso trabalho, de preferência sem recorrer a terceiros, melhor!
Saber o que é o quê e quem é quem. Saber o que é um vivo, o tempo que tem, como se faz um texto. Imperial não tratar um Ministro por você, nem um Comandante de bombeiros por Sr. Dr. (não é assim, tão ridículo...).
Mais, que seja um bom relações públicas: saiba estar, falar, seja simpático e mais o que vier. Ridículo? Nem tanto, se pensarmos que um sorriso conquista muita coisa e meia dúzia de palavras abrem muitas portas.

Acho que o jornalismo de hoje em dia confunde-se com a publicidade: tem de ver para além do produto. Tem de antever a escolha do leitor/espectador/ouvinte.

Mas principalmente, acreditem que uma boa formação técnica põe a um canto qualquer menino vindo de uma Universidade conceituada. O verdadeiro valor prova-se no terreno. E aí, meus caros, não há nota que lhes/nos valha! Quero com isto dizer: orgulho-me de ter estudado no Politécnico de Portalegre, na ESEP. Agradeço todas as aulas aborrecidas de Photoshop, de Adobe Premier. Todas as horas em que carreguei o tripé e a câmara pelas ruas, todas as vezes em que me pediam mais. Acreditem, fez toda a diferença!

Acredito que esta formação técnica é indispensável e é exactamente por aqui que temos de começar.

Fiquem bem. Beijos e abraços a todos.